É realmente uma pena que boa educação não seja vendida nas farmácias. Assim como gentileza e classe. Seria bem mais fácil, pois no caso de você se deparar com uma criatura que tem o umbigo e o ego como principais preocupações, poderia até mesmo oferecer, com um cafezinho, uma pílula destas preciosas virtudes.
Mas não há. Tudo isso se adquire em casa, não em berço de ouro, mas em berço de amor, carinho, respeito, bons exemplos e compaixão. Colocar-se no lugar do outro é o primeiro passo para exercitar essas três características. Saber que a sua liberdade termina onde a do outro inicia. Não fazer a ninguém o que você não gostaria que fizessem com você mesmo, e o mais importante: não imaginar que o mundo gira ao seu redor e que os outros é que devem se adaptar à você e à todas as suas desagradáveis atitudes e convicções.
Quem convive ou já encontrou figuras deste tipo pelo caminho sabe o quanto um remedinho destes faria bem às outras criaturas mais bem educadas, mai gentis e com classe que precisam engolir a seco, ou entre um gole de café e outro, tipos desta estirpe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário