quarta-feira, 2 de outubro de 2013

De viagens e aromas e gostos

Aos que se desesperam e devoram caixas de chocolates em razão da ansiedade ou de uma angústia, um vazio que parece que só será preenchido depois de se entupir de qualquer coisa mais gordurosa, aí vai mais uma constatação: ser lida, reconhecida e elogiada também tem o mesmo efeito! E assim sigo comendo mais palavras e menos chocolates! Obrigada meninas, de coração!
Mas então, justamente por uma dessas meninas veio a luz para este post.
Viagens. E com elas aromas, formas, sabores! Nossa logo de manhã é um suplício! Mas vamos lá. Para cada lugar visitado consigo atribuir uma comida, um cheiro ou um prato especial.
Paris. Pães, pães, pães! Sim meus queridos, muitos pães, de todos os tipos, de todos os sabores: pão de chocolate, pão de nozes, pão baguete, pão croassant. Aqui preciso registrar que o mais incrível é que passamos 7 dias comendo pães do café da manhã ao jantar e não ganhei uma grama! Como? Andando muito! Paris é uma cidade maravilhosa e merece ser conhecida assim, caminhando e olhando, olhando e parando, comendo, comendo e nunca engordando. O sonho de qualquer criatura. Mas enfim, Paris rende um único post, mais tarde penso nisso. Próxima parada, Roma. E uma maravilhosa massa a bolognese. Simples assim, o supra sumo das massas. Simplicidade que mescla a perfeição dos seus ingredientes: tomate, carne e muito manjericão. Veneza e seu maravilhoso sorvete de pistache, numa sorveteria aos pés da Ponte Vecchia. Londres e um pub maravilhoso em que comemos as mais deliciosas batatas com ervilhas e uma carne vermelha suculenta e no ponto certo, acompanhadas de uma Guinees gelada e a Tower Bridge como pano de fundo. Em Nova York eu provei os famosos bacons americanos, e preciso admitir: eles sabem o que é bom em termos de gorduras com alto sabor viciante! Um brunch no Bryant Park comprovou isso. Batatas refogadas, ovos mexidos, salsichas vienenses grelhadas e muito bacon fizeram com que eu me sentisse no céu e no inferno em poucos segundos: sabor maravilhoso, crocância e cheiros embriagantes. Pena que dura pouco e depois só fica o peso no estômago de tanta gordura. Mas vale a pena, você está em Nova York, vai andar bastante e queimar todas essas calorias. Até a próxima refeição, é claro.
Bon apetit e bon voyage!

Nenhum comentário:

Postar um comentário